top of page
No tags yet.
Search By Tags
Recent Posts
Featured Posts

Conjugação do verbo no presente: знать “saber”


Verbos no presente descrevem ações que estão acontecendo no momento do díalogo (“Eu trabalho em Moscou”, “Ela esta indo para a escolha”). Em russo existe apenas uma forma para o presente que corresponde tanto para o infinitivo (“Eu faço”) quando para o gerúndio (“Eu estou fazendo”). Verbos no gerúndio são aqueles que executam uma ação e esta ação continua sendo executada no momento do diálogo.

A lista das formas verbais que se encaixam em cada um dos oito pronomes pessoais é conhecida como conjugação do verbo. A parte do verbo que não varia nunca nas conjugações é conhecida como raiz do verbo. A maioria (não todos) dos verbos do tipo знать possui como raiz a sua forma no infinitivo menos a terminação ть. Desta maneira, a raiz do verbo знать é зна. Nos exemplos de conjugação apresentados a seguir, todas as terminações dos verbos serão sublinhadas para facilitar sua compreensão no início.

Note: 1. Pronomes (Он “Ele”, Она “Ela”, Оно “Neutro”) possuem sempre a mesma conjugação verbal no presente.

2. No russo coloquial (informal), o pronome pode ser omitido (sujeito oculto), desta maneira “Eu sei” poderia simplesmente ficar como Знаю.

3. A maioria dos verbos russos possui este tipo de conjugação.

Exemplos

P.S. Este imagen do desenho animado "Богатырша" (Bogatyrsha).

Join our mailing list

Never miss an update

Connect
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Social Icon
bottom of page